Câmara Municipal de Erval Seco – RS

Data: 5 de abril de 2022

SINOPSE DA REUNIÃO 01-     COMUNIDADE DE CAPIVARA BAIXA  – DATA – 17.03.2022

–   LOCAL – PAVILHÃO COMUNIDADE CAPIVARA BAIXA

VEREADORES PRESENTES: LEURI NEUMANN, SANDRO GRAFF, VONÉIA BALESTRIN, LUCAS MANFIO, VILMAR MORAES, ELIAS CAMARGO E MIGUEL LEMOS.

PRESENÇA –  45 PESSOAS.

SINTESE DOS ENCAMINHAMENTOS:

1. EDUCAÇÃO:

– Transporte Escolar – Situação de ocorrência de falta de freios do veículo que atende a comunidade, com relato de não incidência de acidente por habilidade do motorista Marcos Meneguetti.

1. B) – AGRICULTURA:

–   Patrulha agrícola, necessidade de renovação da frota, que  já recebida com uso e se passaram 13 anos de uso, sendo pleito a aquisição de um kit completo, com trator, plantadeira. Conta com 70 associados, com destaque para a sua importância para a comunidade e o cuidado permanente na manutenção e organização para o bom funcionamento. Anunciado pelo vereador Elias o cadastramento de emenda do senador Paim, no valor de R$ 115 mil reais para aquisição de plantadeira nova para a Patrulha.

– Suinocultura, ponderações em relação a importância do setor para a formação da arrecadação do município e que estava na hora de se dar uma certa prioridade para as reivindicações dos produtores, para o qual via-se pouca assistência e uma falta de acompanhamento e auxilio no trabalho de licenciamento e renovação , além da demora de atendimento para serviços de terraplanagem e principalmente na melhoria dos acessos às propriedades, citando caso especifico da produtora Miriam, que continuava com dificuldade para recebimento do transporte de rações e da retirada dos suínos , indicando de que a estrada geral se encontrava excelente mas parte mínima na chegada não havia condições de acesso por falta de cascalhamento. Houve menção da falta de uma entidade representativa do setor, ficando o legislativo em verificar e liderar a formação da associação dos produtores.

–  Levantado situação de se via um pouca vontade de operador de maquinas da secretaria, no atendimento ao pleito dos produtores, sugerindo acompanhamento e maior qualificação dos contratados.

C –  SAÚDE.  Registrado o bom atendimento do setor. Apenas com um registro referente a necessidade de haver cuidado com ausência da profissional cirurgia dentista na unidade de Arco Iris em dias que houver pré-agendamento de atendimento de usuária, para evitar deslocamento desnecessário, ou mesmo a comunicação da falta.

D – OBRAS –   Solicitado a realização de trabalho de melhoria do acesso a propriedade do senhor LAIR (KIBA) DA SILVA, situação que se prolongava a algum tempo e que teve comprometimento do vice prefeito Vilmar Farias no atendimento, evitando prosseguimento de ação junto a Defensoria Pública, informando de que era apenas 300 metros do acesso e que estava sendo penalizado pela adm., alegando o motivo como sendo por não ter a apoiado no segundo mandato. Na mesma linha houve encaminhamento de pleito do senhor CLAUDIOMIRO BORRE, que tinha pedido de terraplanagem para construção de garagem e o acesso que era de 200 metros e carecia de cascalhamento.

Registre-se que no inicio dos trabalhos houve a auto apresentação de cada vereador presente, e ao final houve um jantar de confraternização promovido pela comunidade ao custo de R$20,00, seguindo-se a troca de informações entre os presentes.

Fica o agradecimento a comunidade de CAPIVARA BAIXA que se fez presente quase em sua totalidade e cabendo ao legislativo através da presidência os encaminhamentos junto ao Poder Executivo para dar o conhecimento dos fatos levantados e busca de solução dos problemas levantados, que a principio são de fácil resolução, sendo um caminho do trabalho ativo do Poder Legislativo em prol dos cidadãos ervalsequense.

Erval Seco RS, 17 de março de 2022.

LEURI NEUMANN – Presidente.

Volnéia Balestrin – Secretaria.

Legislação Municipal de Erval Seco/RS